Menu

quinta-feira, 29 de junho de 2017

nota sobre Uma breve história do tempo



uau
Hawking é um dos maiores divulgadores da ciência atualmente. De forma simples (na cabeça dele) trás informações básicas para a expansão do pensamento científico de um leigo <aka: us>
Com cuidado ele explica desde as primeiras teorias sobre sistema geocêntrico e heliocêntrico, até buracos de minhoca e dobramentos no espaço-tempo.
Universo é a minha paixão; é o que me faz sonhar acordada, é o que me faz perder em pensamentos. Deixa, em mim, um desespero por ter que entender tudo,  e quando achamos que temos todas as respostas, todas as teorias, todas as fórmulas
o universo aparece com mais um quebra-cabeça
Cosmologia é, sem sombra de dúvidas, um dos assuntos mais intrigantes <e impressionantes> da física atual.

/////////leves anotações sobre alguns capítulos; em uma breve releitura espero conseguir me aprofundar mais em certos conceitos/////////

Nossa imagem do universo- Apresenta conceitos básicos;
Aristóteles e seus argumentos que defendem a terra não-plana, mas ainda defendendo o modelo de Terra como centro do universo, assim como Ptolomeu; Modelo adotado pela igreja cristã.
Copérnico apresenta o modelo de Sol como centro do universo, apoiado por Kepler e Galileu, 1514
1687- Lei da Gravitação universal, Newton.
descobri uma palavra nova: apócrifa= fake.
POR QUE QUE AS ESTRELAS NÃO CAEM DO NADA MEU DEUS
ata

"O que Deus fazia antes de criar o universo?
Ele preparava o inferno para pessoas que fizessem perguntas como essa."
tcharam
turn down for what ateu

1929- parece que foi ontem
Hubble observa que o universo está se expandindo.
aaaa
nossa meta é uma descrição completa do universo onde vivemos.

Espaço e Tempo - Medições de Galileu que indicam que cada corpo aumenta sua velocidade ao mesmo ritmo, independente do peso, despreza-se a resistência do ar.
Primeira e Segunda lei de Newton; Lei da gravitação: maior a distância entre os corpos, menor a força. Newton recusava aceitar a ausência do espaço absoluto; seria possível medir sem erro o intervalo de tempo entre dois eventos. Tempo completamente separado e independente do espaço.

1676- Romer prova que a luz viaja a uma velocidade finita.
1865- Maxwell -  perturbações do tipo ondulatório, sugere a existência do éter.
1905 - Einstein "pra que éter meu querido só desconsiderar a ideia de espaço absoluto"
Teoria da Relatividade- as leis da ciência deviam ser as mesmas para todos os observadores.
Relatividade Geral- Gravidade é uma consequência do fato de que o espaço-tempo não é plano.

Nada viaja acima da velocidade da luz, pois precisaria de uma massa infinita e energia infinita.
(no momento, pesquisando ativamente sobre isso, porque sim, eu acredito que um dia chegaremos à velocidade da luz. Tanta coisa nos foi dita impossível pela ciência e logo depois revogado pela mesma. Entretanto, atualmente, ninguém suspeita que isso possa ser alcançado ~~ sad feelings)

Tempo e espaço se combinam em um objeto chamado espaço-tempo, que pode ter sua estrutura alterada pelos eventos que ocorrem no universo. Não apenas afetam, mas também são afetados.

Universo em expansão - A estrela mais próxima da Terra, Proxima Centauri, está há apenas 4 anos-luz
achei fácil
O brilho de uma estrela depende de sua luminosidade e da sua distância até nós. Conhecendo dois desses fatores é possível descobrir o terceiro
vai dizer que não é massa
A melhor coisa do capítulo: "cores" que as galáxias emitem; Azul ao vermelho. Sendo azul as que se aproximam e vermelho as que se afastam; legal saber que a maioria das galáxias apresentam espectro vermelho; universo em expansão ~~ mind blows.
Também é discutido os três modelos de Friedmann sobre o universo, big bang e afins. TOP
~~ SINGULARIDADE
////a partir desse capítulo eu aceitei que terei que reler para entender melhor e consequentemente colocar os pontos mais legais hehe
 Aline do futuro: faça esse favor obrigada fofa/////

adendo sobre o capítulo 10: Dobrar o espaço-tempo para que possamos viajar no tempo, é muita cara de ficção científica. Coisas que sempre refleti sobre mas nunca encontrei palavras: O passado é fixo, tá lá, já aconteceu, não da de dobrar e voltar atrás; it's over baby.
O futuro é uma soma de histórias possíveis, coordenado pela entropia e todo o caos que o envolve ( e pode ter a curvatura para a viagem no tempo rsrsrsrsr)
 ~~ doctor who wins
///////////////////////////////////////////////////////////////////////////

BREATHLESS estou
adorei adorei adorei
5 estrelinhas, ainda mais porque ganhei esse livro de presente, de uma pessoinha topzera
<3

Até mais,
Aline

Nenhum comentário:

Postar um comentário