terça-feira, 25 de junho de 2013

Resenha: A menina que não sabia ler - John Harding


"Você não é bonita, mas você tem um certo encanto que é muito mais importante que a mera beleza."
 Peguei esse livro para ler pois o título chamou a minha atenção. Mais tarde descobri que não tem nada a ver com o título original que é "Florence and Giles". Mesmo assim a história não me decepcionou, muito pelo contrário, eu estou apaixonada por ela.
Comecei a ler sem saber do que se tratava, pois eu não gosto de ler sinopses, gosto de entrar em um mundo totalmente novo e eu mesma descobrir.
A história é narrada por Florence,uma menina de 11/12  anos orfã, que foi proibida pelo tio de aprender a ler. Mas a nossa pequena Flo aprende a ler sozinha. Um dia descobre uma biblioteca na mansão em que vive e aquele lugar se torna seu esconderijo, passa a maior parte do tempo lá, lendo e se aventurando nos livros. Sempre cautelosa para ninguém descobrir seu segredo.
A vida dela era "normal" até que Giles, seu irmão mais novo, recebe uma nova preceptora. Uma mulher misteriosa, que Flo sente já ter conhecido e tem a certeza que não é um ser humano comum.

Com um toque sombrio John consegue prender o leitor do começo ao fim.
O autor deixou diversas perguntas no ar; Quem era realmente aquela mulher? Como a vida dos dois ficou depois disso? Florence era uma menina com transtornos psicóticos? Acho que o autor deixou essas perguntas para nós, leitores, usarmos nossa imaginação e criar nosso próprio fim.
O livro é maravilhoso para quem quer uma história diferente. As primeiras páginas foram chatinhas, mas depois não consegui mais parar. Vi várias pessoas dizendo que não alcançou suas expectativas, mas eu gostei tanto! Ao contrário do que muitos pensam, não tem nada a ver com "A menina que roubava livros" é uma coisa totalmente diferente. O livro se resume em: Surpreendente.

  • Título: A menina que não sabia ler
  • Autor: John  Harding
  • Editora Leya
Espero que tenham gostado de mais uma resenha.
Até mais,
Aline

7 comentários:

  1. oi Aline, estou louca para ler esse livro. dizem que é muito lindo!
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. gostei da resenha, bem explicativo
    http://umagarotacitouu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu sempre morro de vontade de ler esse livro. Adorei a resenha, sua escrita é muito boa. E a premissa desse livro é de matar qualquer leitor de curiosidade!
    Grande abraço,
    Gabriel (http://perdidonaslinhas.blogspot.com.br)

    ResponderExcluir
  4. Olá Aline,
    Essa é segunda resenha que vejo hoje desse livro, e adorei que a tenha feito pois a primeira já tinha me desanimado. Ele está na minha meta de leitura, vai ser o próximo!
    Gostei da sua resenha!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Adorei sua resenha! Seu blog é incrivel e sua escrita é otima! Parabéns!
    Estou morrendo de vontade de ler esse livro!

    Abraços, Beatriz
    seisminutosemparis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Uma história mais que perfeita...
    Att.,
    Luks

    ResponderExcluir
  7. Oi adorei.. muito obrigado, depois de ter lido sua resenha...me interessei pelo livro....mas vc já leu o livro reverso ... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

    ResponderExcluir